Quando escrevemos um relatório de aluno, às vezes não nos damos conta de que repetimos muitas vezes a mesma palavra, quando poderíamos substituí-la por um sinônimo. Esteja atento!
Verbos e termos para se evitar repetições:
- Tem- Possui- Apresenta
- Também- Além disso- Ainda- Assim como
- Consegue identificar- Identifica- Demonstra reconhecer- Reconhece
- "Que teve"- Que demonstra- Que apresenta
- Carece- Tem que- Necessita- Faz-se necessário
- É interessado(a) em- Demonstra interesse.
Sugestão para elaboração do relatório- Roteiro
- Primeiramente o relatório deve ser feito com calma!
- Vá registrando fatos durante o bimestre em um caderno, não deixe para lembrá-los quando estiver fazendo o relatório.
- O relatório precisa demonstrar o aluno, quem lê o identifica.
- É individual. Por mais que se repita partes como projeto trabalhado, conteúdos abordados, o relatório tem que ter a abordagem que defina o aluno, sua interação, adaptação, etc.
- Releia e faça as correções devidas.
Veja:
- Como foi a adaptação do aluno (relatórios do 1º bimestre e dos alunos novos em outros bimestres)- adaptação - turma, colegas, professor.
- Aceitação das regras, da rotina;
- Interação com os colegas e professor;
- Relacionamento com o grupo;
- Participação nas atividades/ tarefas- é interessado? Apresenta dificuldades? Quais?
- Desenvolvimento por área: Linguagem, escrita, leitura, matemática, raciocínio lógico (Compreende/ reproduz/ reconta com autonomia/se expressa/ interpreta/ identifica/ reconhece/ quantifica/ efetua...?)
- Quais estratégias/ materiais foram utilizados?
- Quais tipos de atividades (individual/ grupo, por exemplo: jogos, história, leituras...)?
- Que tipo de leitura e produção escrita (individual, coletiva)?
- Quais temas trabalhados e como o aluno se portou/ identificou?
- Qual o projeto trabalhado no bimestre/ com que objetivo e como foi a interação do aluno?
Nenhum comentário:
Postar um comentário