segunda-feira, 23 de julho de 2018

Implementando os relatórios da alfabetização- Dicas para os professores



Quando escrevemos um relatório de aluno, às vezes não nos damos conta de que repetimos muitas vezes a mesma palavra, quando poderíamos substituí-la por um sinônimo. Esteja atento!

Verbos e termos para se evitar repetições:


  • Tem- Possui- Apresenta
  • Também- Além disso- Ainda- Assim como
  • Consegue identificar- Identifica- Demonstra reconhecer- Reconhece
  • "Que teve"- Que demonstra- Que apresenta
  • Carece- Tem que- Necessita- Faz-se necessário
  • É interessado(a) em- Demonstra interesse.


Sugestão para elaboração do relatório- Roteiro


  • Primeiramente o relatório deve ser feito com calma!
  • Vá registrando fatos durante o bimestre em um caderno, não deixe para lembrá-los quando estiver fazendo o relatório.
  • O relatório precisa demonstrar o aluno, quem lê o identifica.
  • É individual. Por mais que se repita partes como projeto trabalhado, conteúdos abordados, o relatório tem que ter a abordagem que defina o aluno, sua interação, adaptação, etc.
  • Releia e faça as correções devidas.

Veja:


  1. Como foi a adaptação do aluno (relatórios do 1º bimestre e dos alunos novos em outros bimestres)- adaptação - turma,  colegas, professor.
  2. Aceitação das regras, da rotina;
  3. Interação com os colegas e professor;
  4. Relacionamento com o grupo;
  5. Participação nas atividades/ tarefas- é interessado? Apresenta dificuldades? Quais?
  6. Desenvolvimento por área: Linguagem, escrita, leitura, matemática, raciocínio lógico (Compreende/ reproduz/ reconta com autonomia/se expressa/ interpreta/ identifica/ reconhece/ quantifica/ efetua...?)
  7. Quais estratégias/ materiais  foram utilizados?
  8. Quais tipos de atividades (individual/ grupo, por exemplo: jogos, história, leituras...)?
  9. Que tipo de leitura e produção escrita (individual, coletiva)?
  10. Quais temas trabalhados e como o aluno se portou/ identificou?
  11. Qual o projeto trabalhado no bimestre/ com que objetivo e como foi a interação do aluno?






Nenhum comentário:

Postar um comentário