TDAH
O
TDAH é um transtorno neurobiológico caracterizado por três sintomas básicos:
* Desatenção (instabilidade
de atenção),*Impulsividade
* Hiperatividade (inquietação).
* Em
um grau muito mais elevado que o
observado em seus pares da mesma idade.
Trata-se
de uma diferença comportamental de aspecto quantitativo
e não qualitativo.
A condição básica para o diagnóstico do TDAH é a
instabilidade de atenção (ora desatento, ora hiperfocado demais) e não a
hiperatividade física.
Cerca de 50% dos TDAHs não têm hiperatividade física, mas todos
apresentam desatenção.Esta
distração do TDAH se
deve a uma mente acelerada, que vive a mil por hora, e que não consegue filtrar
os pensamentos.
Todos os recursos abaixo podem e devem ser usados para os
alunos portadores de TDAH. Construí-los de uma forma divertida e em grupo com
os alunos ajuda ainda mais a engajá-los na importância de tais ferramentas.
*Lembretes em agendas e/ou cadernos
*Listas de tarefas
*Anotações em provas e trabalhos
*Quadro de Avisos e cronogramas, servindo como ferramentas organizadoras de horários e datas importantes.
*Lembretes em agendas e/ou cadernos
*Listas de tarefas
*Anotações em provas e trabalhos
*Quadro de Avisos e cronogramas, servindo como ferramentas organizadoras de horários e datas importantes.
Santos (2009) traz sugestões para Intervenções do Professor
para ajudar a criança com TDAH a se ajustar melhor à sala de aula:
Vejamos algumas:
* Deve-se proporcionar uma boa estrutura, organização e constância (exemplo: sempre a mesma arrumação das cadeiras ou carteiras, programas diários, regras claramente definidas).
* Colocar a criança perto de colegas que não o provoquem, perto da mesa do professor, na parte de fora do grupo.
* Encorajar freqüentemente, elogiar e ser afetuoso, para que os alunos não desanimem facilmente.
* Procurar dar responsabilidades que possam cumprir fazendo com que se sintam necessárias e valorizadas.
* Iniciar sempre com tarefas simples e gradualmente mudar para mais complexas.
* Proporcionar um ambiente acolhedor, demonstrando calor e contato físico de madeira equilibrada e, se possível, fazer os colegas também terem a mesma atitude.
Vejamos algumas:
* Deve-se proporcionar uma boa estrutura, organização e constância (exemplo: sempre a mesma arrumação das cadeiras ou carteiras, programas diários, regras claramente definidas).
* Colocar a criança perto de colegas que não o provoquem, perto da mesa do professor, na parte de fora do grupo.
* Encorajar freqüentemente, elogiar e ser afetuoso, para que os alunos não desanimem facilmente.
* Procurar dar responsabilidades que possam cumprir fazendo com que se sintam necessárias e valorizadas.
* Iniciar sempre com tarefas simples e gradualmente mudar para mais complexas.
* Proporcionar um ambiente acolhedor, demonstrando calor e contato físico de madeira equilibrada e, se possível, fazer os colegas também terem a mesma atitude.
* Proporcionar trabalho de aprendizagem
em grupos pequenos e favorecer oportunidades sociais.
* Trabalhar em grupos pequenos,
buscando atingir melhores resultados
acadêmicos, comportamentais e sociais.
*Manter comunicação com os pais,
pois geralmente, eles sabem o que funciona melhor
para o seu filho.
* Reconhecer as deficiências e
inabilidades decorrentes do TDAH, fazendo adaptações
necessárias. (Exemplo: se a atenção é muito curta, não deve
esperar concentração em uma única tarefa)
* Dar recompensa pelo esforço,
persistência e o comportamento bem sucedido ou
bem planejado.
l Avaliação
continua sobre o impacto do comportamento da criança sobre ela mesma e sobre os
outros ajuda bastante.
l Proporcionar
contato aluno/ professor, permitindo um “controle” extra sobre o aluno na
execução da tarefa, possibilitando oportunidades de reforço positivo e
incentivo para um comportamento mais adequado.
l Colocar limites
claros e objetivos; tendo uma atitude disciplinar equilibrada e proporcionar
avaliação frequente, com sugestões concretas e que ajudem a desenvolver um
comportamento adequado.
l
Fornecer instruções claras, simples e dadas uma de cada vez, com um mínimo de
distrações
http://www.artigonal.com/educacao-artigos/tdah-na-escola-estrategias-de-acao-pedagogica-1863499.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário