segunda-feira, 23 de julho de 2018

TDAH

TDAH


O TDAH é um transtorno neurobiológico caracterizado por três sintomas básicos:
* Desatenção (instabilidade de atenção),
 *Impulsividade
* Hiperatividade (inquietação). 
* Em um grau muito mais elevado que o observado em seus pares da mesma idade.

Trata-se de uma diferença comportamental de aspecto quantitativo e não qualitativo. 
A condição básica para o diagnóstico do TDAH é a instabilidade de atenção (ora desatento, ora hiperfocado demais) e não a hiperatividade física. Cerca de 50% dos TDAHs não têm hiperatividade física, mas todos apresentam desatenção.Esta distração do TDAH se deve a uma mente acelerada, que vive a mil por hora, e que não consegue filtrar os pensamentos.
Todos os recursos abaixo podem e devem ser usados para os alunos portadores de TDAH. Construí-los de uma forma divertida e em grupo com os alunos ajuda ainda mais a engajá-los na importância de tais ferramentas.

*Lembretes em agendas e/ou cadernos
*Listas de tarefas
*Anotações em provas e trabalhos
*Quadro de Avisos e cronogramas, servindo como ferramentas organizadoras de horários e datas importantes.
Santos (2009) traz sugestões para Intervenções do Professor para ajudar a criança com TDAH a se ajustar melhor à sala de aula:
Vejamos algumas:

* Deve-se proporcionar uma boa estrutura, organização e constância (exemplo: sempre a mesma arrumação das cadeiras ou carteiras, programas diários, regras claramente definidas).
* Colocar a criança perto de colegas que não o provoquem, perto da mesa do professor, na parte de fora do grupo.
* Encorajar freqüentemente, elogiar e ser afetuoso, para que os alunos não  desanimem facilmente.
* Procurar dar responsabilidades que possam cumprir fazendo com que se sintam necessárias e valorizadas.
* Iniciar sempre com tarefas simples e gradualmente mudar para mais complexas.
*  Proporcionar um ambiente acolhedor, demonstrando calor e contato físico de madeira equilibrada e, se possível, fazer os colegas também terem a mesma atitude.
* Proporcionar trabalho de aprendizagem em grupos pequenos e favorecer oportunidades sociais.

* Trabalhar em grupos pequenos, buscando atingir melhores resultados acadêmicos, comportamentais e sociais.  
*Manter comunicação com os pais, pois geralmente, eles sabem o que funciona melhor para o seu filho.
* Reconhecer as deficiências e inabilidades decorrentes do TDAH, fazendo adaptações necessárias. (Exemplo: se a atenção é muito curta, não deve esperar concentração em uma única tarefa)
* Dar recompensa pelo esforço, persistência e o comportamento bem sucedido ou bem planejado.

l        Avaliação continua sobre o impacto do comportamento da criança sobre ela mesma e sobre os outros ajuda bastante.
l        Proporcionar contato aluno/ professor, permitindo um “controle” extra sobre o aluno na execução da tarefa, possibilitando oportunidades de reforço positivo e incentivo para um comportamento mais adequado.
l        Colocar limites claros e objetivos; tendo uma atitude disciplinar equilibrada e proporcionar avaliação frequente, com sugestões concretas e que ajudem a desenvolver um comportamento adequado.
l        Fornecer instruções claras, simples e dadas uma de cada vez, com um mínimo de distrações






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