esse resumo não é de minha autoria, mas estou compartilhando pois está bastante detalhado de forma a nos levar ao entendimento.
PSICOGÊNESE DA
LÍNGUA ESCRITA
Nível Pré-silábico
- Características Principais:
·
Escrita
com desenhos e garatujas
·
Relação
entre o nome e o tamanho do objeto;
·
É preciso
uma quantidade mínima de letras para que esteja escrito alguma coisa;
·
É preciso
um mínimo de caracteres para que uma série de letras sirva para ler.
O que
deve ser trabalhado no nível Pré-silábico
·
Atividades
com nomes próprios e outras listas: cadernos de autógrafos, agenda da turma,
atividades da semana.
·
A relação
grafema-fonema (letra-som) com alfabetos cantados, bingo de letras, de rótulos,
atividades com alfabeto vivo, atividades com fichário dos nomes dos alunos.
·
Formar o
“Tesouro da Classe” com palavras significativas que repertoriem as crianças.
·
Presenciar
frequentemente atos de leitura e escrita, observando onde se lê e como e o que
se pode escrever.
·
Explorar
e manusear as letras do alfabeto em diferentes materiais e contextos: crachás,
rótulos, textos, bingos, etiquetagens, legendas, jogos (memória e baralho
alfabético), colagens e recortes.
·
Analisar
a quantidade, variedade, posição de letras, comparando, seriando, completando e
classificando palavras pela letra inicial/final, em um contexto significativo
(ex: nomes próprios).
·
Atividades
com aspectos topológicos das letras: sacola surpresa, alfabeto corporal,
caminhando com as letras, agrupamentos por características semelhantes, dentre
outras.
·
Muitas
atividades de escrita espontânea e não cópias.
Nível
Silábico - Características
Principais:
·
Crença de
que cada letra representa uma sílaba (a menor unidade
de emissão sonora).
·
Quantidade
mínima de letras para que possa ser considerada uma palavra.
·
Preocupação
com o valor sonoro convencional.
O que
deve ser trabalhado no nível Silábico
·
Presenciar
atos de leitura e escrita e ser incentivado a ler e produzir escritas silábicas
para que o conflito em direção ao próximo nível aconteça.
·
Atividades
que reforcem a compreensão da relação grafema-fonema (letra-som) para que
entenda a constituição de sílaba como, por exemplo, alfabetos cantados, bingo
de letras, de rótulos, atividades com alfabeto vivo, atividades com fichários
dos nomes dos alunos.
·
Continuar
explorando todo alfabeto em jogos, cartões conflito, letras móveis,
forcas,bingos, preguicinhas, dominós, listas, ditados de letras, de palavras
(com banco de
palavras) legendas em gravuras.
·
Memorização
de escrita de palavras significativas e exercícios de desmontar/montar
palavras, descobrir palavras escondidas, completar palavras, ligar, contar,
classificar, comparar, segundo o número de letras, iniciais, finais e pela
ordem das letras.
·
Atividades
de desenvolvimento da oralidade com posterior produção escrita:
escrever/ordenar textos que se sabe de cor como músicas, poemas e histórias em
sequência.
·
Trabalhar
o eixo qualitativo em rimas, acrósticos, cruzadinhas, listas.
·
Trabalhar
com textos que se sabe de cor para induzir a vinculação do oral com o escrito,
explorando a formação das sílabas, da ordem das palavras nas frases, da
organização da escrita, da estruturação do texto.
·
Leituras
de histórias e demais narrativas com posterior reconto oral e escrito.
·
Muitas
atividades de escrita espontânea de palavras e não cópias.
Nível
Silábico-alfabético - Características Principais:
·
Hipótese
de transição entre o nível silábico e o nível alfabético.
·
Descoberta
de que é necessários analisar outras possibilidades de escrita, uma vez que ela
vai além da sílaba.
Nível Alfabético - Características Principais:
·
Escreve
com dois sinais gráficos para cada sílaba oral.
·
É
importante conhecer o valor sonoro convencional das letras.
·
Há
necessidade de distinguir algumas unidades lingüísticas tais como: letras,
sílabas, palavras e textos.
·
Estar
alfabético não significa estar alfabetizado.
O que
deve ser trabalhado nos níveis Alfabético e Alfabetizado
- Atividades que reforcem a compreensão da relação grafema-fonema (letra-som) para que entendam a construção da sílaba como, por exemplo, alfabetos cantados, bingos de letras, de rótulos, atividades com alfabeto vivo, atividade com fichário dos nomes dos alunos.
- Atividades que visem descolar a escrita da fala, como no caso das palavras. CADIADO e KAVALU – as vogais E e O no final de sílabas átonas assumem o valor sonoro de /i/ e /u/, por isso que se fala /cadiado/ e se escreve CADEADO, fala-se /cavalu/ e escreve CAVALO, fala-se /leiti/ e escreve-se LEITE.
- Atividades para trabalhar as convenções ortográficas, como: dígrafos orais (ch, lh, nh, qu, gu, rr, ss, sc, xc) e nasais (am, an, em, en, im, in, om, on, um, un) como na escrita da palavras “aranha” e “campo” e usos de letras que representam o som /s/
- Atividade para evitar a hipercorreção (no afã de acertar erra), como na escrita da palavra CUECA escreve COECA.
- Trabalho intenso de leitura de diferentes gêneros: leitura compartilhada, silenciosa, em capítulos, em diferentes ambientes, por diferentes motivos, com dramatização, com interpretação oral, sugerindo mudanças, criando versões, recriando finais, introduzindo elementos, comparando narrativas, notícias, enredos, propagandas, explorando rimas.
- Produzir textos: coletivamente, em grupos, em duplas, sozinho, a partir de imagens, de leituras, de situações, de questionamentos, de necessidades de informar, divulgar, pesquisar, discordar, concordar, divertir, recontar, anunciar, convidar.
- Montar e explorar bancos de palavras e construir coletivamente as regras ortográficas regulares, usar jogos de raciocínio para fixação destas regras.
- Montar e explorar bancos de palavras com dificuldades ortográficas irregulares.
- Organizar jogos com regras para memorização das mesmas.
- Trabalhar revisão de textos produzidos coletivamente (grupos, duplas) ou individualmente.
- Trabalhar com a análise linguística de textos bem escritos.
- Atividades de desenvolvimento da oralidade com posterior produção escrita.
- Leitura de histórias e demais narrativas com posterior reconto oral e escrito.
https://rosangelaprendizagem.blogspot.com/p/alfabetizacao-ludica.html
CRÉDITOS:
Fonte: equipe pedagógica da Escola Municipal Professora Maria Alice Pasquarelli, em São José dos Campos (SP)
Fonte: equipe pedagógica da Escola Municipal Professora Maria Alice Pasquarelli, em São José dos Campos (SP)
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