terça-feira, 24 de julho de 2018

PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA- Principais características.


esse resumo não é de minha autoria, mas estou compartilhando pois está bastante detalhado de forma a nos levar ao entendimento.

PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA


Nível Pré-silábico - Características Principais:
·                     Escrita com desenhos e garatujas
·                     Relação entre o nome e o tamanho do objeto;
·                     É preciso uma quantidade mínima de letras para que esteja escrito alguma coisa;
·                     É preciso um mínimo de caracteres para que uma série de letras sirva para ler.
O que deve ser trabalhado no nível Pré-silábico
·                     Atividades com nomes próprios e outras listas: cadernos de autógrafos, agenda da turma, atividades da semana.
·                     A relação grafema-fonema (letra-som) com alfabetos cantados, bingo de letras, de rótulos, atividades com alfabeto vivo, atividades com fichário dos nomes dos alunos.
·                     Formar o “Tesouro da Classe” com palavras significativas que repertoriem as crianças.
·                     Presenciar frequentemente atos de leitura e escrita, observando onde se lê e como e o que se pode escrever.
·                     Explorar e manusear as letras do alfabeto em diferentes materiais e contextos: crachás, rótulos, textos, bingos, etiquetagens, legendas, jogos (memória e baralho alfabético), colagens e recortes.
·                     Analisar a quantidade, variedade, posição de letras, comparando, seriando, completando e classificando palavras pela letra inicial/final, em um contexto significativo (ex: nomes próprios).
·                     Atividades com aspectos topológicos das letras: sacola surpresa, alfabeto corporal, caminhando com as letras, agrupamentos por características semelhantes, dentre outras.
·                     Muitas atividades de escrita espontânea e não cópias.

Nível Silábico - Características Principais:
·                     Crença de que cada letra representa uma sílaba (a menor unidade de emissão sonora).
·                     Quantidade mínima de letras para que possa ser considerada uma palavra.
·                     Preocupação com o valor sonoro convencional.
O que deve ser trabalhado no nível Silábico
·                     Presenciar atos de leitura e escrita e ser incentivado a ler e produzir escritas silábicas para que o conflito em direção ao próximo nível aconteça.
·                     Atividades que reforcem a compreensão da relação grafema-fonema (letra-som) para que entenda a constituição de sílaba como, por exemplo, alfabetos cantados, bingo de letras, de rótulos, atividades com alfabeto vivo, atividades com fichários dos nomes dos alunos.
·                     Continuar explorando todo alfabeto em jogos, cartões conflito, letras móveis, forcas,bingos, preguicinhas, dominós, listas, ditados de letras, de palavras (com banco de palavras) legendas em gravuras.
·                     Memorização de escrita de palavras significativas e exercícios de desmontar/montar palavras, descobrir palavras escondidas, completar palavras, ligar, contar, classificar, comparar, segundo o número de letras, iniciais, finais e pela ordem das letras.
·                     Atividades de desenvolvimento da oralidade com posterior produção escrita: escrever/ordenar textos que se sabe de cor como músicas, poemas e histórias em sequência.
·                     Trabalhar o eixo qualitativo em rimas, acrósticos, cruzadinhas, listas.
·                     Trabalhar com textos que se sabe de cor para induzir a vinculação do oral com o escrito, explorando a formação das sílabas, da ordem das palavras nas frases, da organização da escrita, da estruturação do texto.
·                     Leituras de histórias e demais narrativas com posterior reconto oral e escrito.
·                     Muitas atividades de escrita espontânea de palavras e não cópias.

     Nível Silábico-alfabético - Características Principais:
·                     Hipótese de transição entre o nível silábico e o nível alfabético.
·                     Descoberta de que é necessários analisar outras possibilidades de escrita, uma vez que ela vai além da sílaba.

Nível Alfabético - Características Principais:
·                     Escreve com dois sinais gráficos para cada sílaba oral.
·                     É importante conhecer o valor sonoro convencional das letras.
·                     Há necessidade de distinguir algumas unidades lingüísticas tais como: letras, sílabas, palavras e textos.
·                     Estar alfabético não significa estar alfabetizado.

O que deve ser trabalhado nos níveis Alfabético e Alfabetizado

  •           Atividades que reforcem a compreensão da relação grafema-fonema (letra-som) para que entendam a construção da sílaba como, por exemplo, alfabetos cantados, bingos de letras, de rótulos, atividades com alfabeto vivo, atividade com fichário dos nomes dos alunos.
  •          Atividades que visem descolar a escrita da fala, como no caso das palavras. CADIADO e KAVALU – as vogais E e O no final de sílabas átonas assumem o valor sonoro de /i/ e /u/, por isso que se fala /cadiado/ e se escreve CADEADO, fala-se /cavalu/ e escreve CAVALO, fala-se /leiti/ e escreve-se LEITE.
  •           Atividades para trabalhar as convenções ortográficas, como: dígrafos orais (ch, lh, nh, qu, gu, rr, ss, sc, xc) e nasais (am, an, em, en, im, in, om, on, um, un) como na escrita da palavras “aranha” e “campo” e usos de letras que representam o som /s/
  •            Atividade para evitar a hipercorreção (no afã de acertar erra), como na escrita da palavra CUECA escreve COECA.
  •        Trabalho intenso de leitura de diferentes gêneros: leitura compartilhada, silenciosa, em capítulos, em diferentes ambientes, por diferentes motivos, com dramatização, com interpretação oral, sugerindo mudanças, criando versões, recriando finais, introduzindo elementos, comparando narrativas, notícias, enredos, propagandas, explorando rimas.
  •           Produzir textos: coletivamente, em grupos, em duplas, sozinho, a partir de imagens, de leituras, de situações, de questionamentos, de necessidades de informar, divulgar, pesquisar, discordar, concordar, divertir, recontar, anunciar, convidar.
  •          Montar e explorar bancos de palavras e construir coletivamente as regras ortográficas regulares, usar jogos de raciocínio para fixação destas regras.
  •               Montar e explorar bancos de palavras com dificuldades ortográficas irregulares.
  •                Organizar jogos com regras para memorização das mesmas.
  •                Trabalhar revisão de textos produzidos coletivamente (grupos, duplas) ou individualmente.
  •                 Trabalhar com a análise linguística de textos bem escritos.
  •       Atividades de desenvolvimento da oralidade com posterior produção escrita.
  •  Leitura de histórias e demais narrativas com posterior reconto oral e escrito.




https://rosangelaprendizagem.blogspot.com/p/alfabetizacao-ludica.html

CRÉDITOS:
Fonte: equipe pedagógica da Escola Municipal Professora Maria Alice Pasquarelli, em São José dos Campos (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário